Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quem quer ser "master"?

Hoje, mais uma vez, depois de dezenas de vezes, deparei-me com o nome de um professor que assina assim: M.Sc. Fulano de Tal. Por que M.Sc.? Por que ele fez mestrado? Sabem de onde ele tirou isto? Da abreviatura “Master of Science” (Mestre em Ciências), que designa a abreviatura da titulação de pessoas que fizeram mestrado nos Estados Unidos da América do Norte. Mas o moço é tupiniquim e jamais saiu do Brasil. Então, por que o “Master of Science”?

Entretanto, já vi coisa pior: gente que fez doutorado em São Paulo se auto-titular PhD. Sim, é isto aí, a abreviatura para “Doctor of Philosophy”, nos países de língua inglesa.

É justificável a admiração pelos sistemas educacionais dos EUA, da Inglaterra e de outros países que se adiantaram ao nosso, mas nem por isso nos cabe a outorga de títulos que não temos. Nenhuma universidade brasileira oferece o título de “Master of Science” ou de “Doctor of Philosophy” e sim os de Mestre ou Doutor. Além do mais, o que têm a menos os títulos obtidos nas universidades brasileiras? Ao contrário, quantos mestres e doutores formados aqui são atraídos por universidades européias e norte-americanas justamente por suas competências intelectuais!

Mas, e daí, qual a abreviatura para Mestre? De acordo com a Academia Brasileira de Letras, a abreviatura para Mestre é “Me” e para Mestra é “Ma”. Se assim o fizermos estaremos respeitando nossa língua e valorizando nosso próprio conhecimento intelectual, que não aceita submissão ideológica e se sente honrado de ser brasileiro.

Nenhum comentário: