Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Paracatatus e o Lobo Mau - Uma Paródia Paracatuense

Lá da Alemanha, nosso amigo Sérgio Dani enviou uma paródia da fábula de Esopo - O Lobo e o Cordeiro -, que todos conhecem. Estamos vivendo dias de grandes incertezas e algumas decisões que estão sendo tomadas agora marcarão para sempre o destino desta cidade, para o bem ou para o mal. Por isso, achei oportuno publicar no meu blog o ponto-de-vista de um homem lúcido, consciente e de elevado espírito cívico, que precisou estar longe das calúnias e da perseguição para dar continuidade ao seu trabalho.

"Uma população inteira de pobres "paracatatus"(*) estava vivendo feliz em sua terra, bebendo água pura dos córregos e nascentes, quando o Lobo Mau apareceu. De dentes dourados à mostra ele pôs-se a berrar:

- Seus tatus porcalhões e gananciosos, vou devorá-los por sujar a água da cidade com seu garimpo e beber a água que estou precisando na minha usina de beneficiamento.

- Como podemos querer a "sua" água, se chegamos aqui primeiro, se o senhor toma três vezes mais água que a nossa população inteira e acabou com o nosso Córrego Rico, o Córrego Santo Antônio e o Córrego São Domingos, sujando tudo com arsênio e chumbo? E agora ainda quer roubar, sujar e destruir para sempre nossa mais preciosa reserva de água pura de montanhas, as nascentes do Vale do Machadinho? Como é possível para nós sujarmos esta água, se estamos mais abaixo que o senhor, e quando o senhor for embora teremos que engolir todo o seu veneno?!

- OK - disse o lobo, tratando de achar outra justificativa - então vou devorá-los e destruí-los porque soube que nas audiências públicas, no blog Alerta Paracatu, no Jornal O Lábaro, no jornal Estado de Minas, no filme "Ouro de Sangue", no escondido das cozinhas e nas mesas dos bares vocês me xingaram. Alguns de vocês roubaram o ouro do meus rejeitos, e agora começam a morrer de câncer, por causa do meu veneno. Vocês querem me dar prejuízo!

- Como podemos tê-lo xingado, se falamos apenas a verdade? .
Como podemos causar-lhe prejuízos, se nós é que estamos morrendo, e nossas autoridades não fazem nada para nos defender? Somos apenas uns pobres-diabos abandonados à nossa própria sorte ou à nossa própria desgraça!

- Se não foram vocês, foram os seus irmãos, Sérgio Dani e Serrano Neves!

- Como podem ser nossos irmãos, se não damos ouvidos a eles, porque os consideramos "ovelhas negras" da nossa família, uns biodesagradáveis?

O lobo impaciente, vendo que a conversa já ia longe demais pro seu gosto, berrou furioso:

- Se não foram vocês, foram seus pais, ou suas mães, ou seus avós, ou alguém da sua família de paracatatus nojentos que já morreram ou ainda teimam em nascer e querer viver nesse mundo das multinacionais e...

NHAC - os milhares de (paraca)tatus foram devorados num bocado.

Moral da história: Tatuzada desunida vira guizado de tatu."

(*) Paracatatu é denominação dada pela RPM/Kinross aos paracatuenses, em um livrinho encomendado ao cartunista Ziraldo. Fonte: Relatório Rio Tinto Brasil, 2003.

Nenhum comentário: