Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Grito de justiça chega a Austrália

Protesto BHP
,
Os acionistas da BHP Billiton, uma das controladoras da Samarco, responsável pelo desastre em Mariana (MG) e no Vale do Rio Doce, receberam o recado na Austrália. Na última quinta-feira, levamos as vozes dos brasileiros que pedem por justiça em Mariana até a sede da empresa em Perth, na Austrália. A BHP, em conjunto com a brasileira Vale, controla a Samarco, mineradora responsável pelo deslizamento de lama composto por rejeitos minerais que destruiu o Mariana e mais 500km ao longo do Rio Doce, deixando 19 vítimas e mais de 600 pessoas desalojadas.
Cerca de 20 ativistas levaram cartazes e banners pedindo por justiça para Mariana na reunião anual da BHP Billiton, questionando a segurança das barragens construídas no Brasil. Os acionistas da empresa sentiram o drama - e a lama - que está por trás de seu lucro!
Não vamos parar por aqui! Seguiremos expondo os impactos do desastre e pressionando as mineradoras e o governo a tomar providências. Isso inclui a promoção de uma investigação independente sobre as causas do desastre, o pagamento de valores condizentes com a proporção desta gigantesca tragédia e a garantia de que as demais barragens não ofereçam nenhum risco às comunidades e ao meio ambiente.
Ricardo Baitelo
Greenpeace Brasil

Nenhum comentário: