Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Governança: um comentário de Serrano Neves

O SERRANO NEVES, companheiro de lutas ambientais, fez um comentário sobre o texto postado neste blog: "Governança Global: mudar para que tudo continue como está". Como se trata de um comentário sério e lúcido, desses que valorizam uma discussão, pedi a ele autorização para publicá-lo, o que foi logo aceito.

Então, siga abaixo o comentário do Serrano.

Boa noite, Márcio!


Ia responder como comentário no blog mas a página de comentários não exibiu o código de controle.

O texto é ótimo e o último parágrafo, conclusivo, é perfeito.

Quando fundei o ISN o lema era "governos fora" e a primeira providência foi gerar um projeto de educação socioambiental para promover a aprendizagem coletiva, mas não consegui vencer a inércia social cujo catalisador tem 500 anos de história: paternalismo e assistencialismo mantidos à custa do capital.

Assim começou o Brasil com a coroa portuguesa e os filhos do governo aperfeiçoaram a herança genética pois já não mais pedem: o governo os procura e dá.

Quase metade da população é de filhos do governo, de um modo ou de outro, e se distribui em espaços estratégicos como as grandes periferias e as cidades do interior, e é essa distribuição espacial que torna essa massa um potencial de transformação. Se essa massa agisse não precisaríamos nos preocupar com o resto, pois seriam "sufocados" por uma simples ação de não mais fazer do lixo fonte de renda.

Mas, o que poderá vencer a força de uma cesta básica? ou de uma bolsa escola?

O modelo econômico comprou a cidadania e desvalorizou a dignidade.

Cheguei mesmo a montar dois modelos de "engenharia econômica" para estreitar as relações do capital com a sociedade através da função social da propriedade e dos ativos socioambientais.

Rssss, não achei um economista com disposição para ler até o final!

O modelo econômico atual eu batizei de "bola de neve": tem que rolar e crescer, se parar derrete.

A Constituição (o livro menos lido do Brasil) oferece o mecanismo: poder exercido diretamente pelo povo e função social da propriedade para construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Enfim, precisamos continuar tentando.

Nenhum comentário: