Caros amigos,
Uma empresa de mineração canadense é dona de uma concessão para pôr em prática uma ideia tão insana que pode vir a ser um desastre para o planeta: a primeira estação de mineração no fundo do oceano.
Como todos nós sabemos, a mineração é uma atividade tóxica e devastadora para os ecossistemas terrestres. Imagine o que pode acontecer se as mineradoras começarem a cavar também o leito marinho em busca de minérios, sem nenhuma fiscalização? É a última coisa que nossos oceanos, já devastados, precisam!
A boa notícia é que a empresa em questão está enfrentando dificuldades para arrecadar os fundos necessários para a empreitada. Vamos gerar um oceano de reclamações contra este projeto, de forma a afastar possíveis investidores e assim garantir que esta nova ameaça, algo terrível para o nosso meio ambiente, seja passageira. Clique no link abaixo e assine a petição, que será amplamente divulgada e enviada a todos os investidores em potencial:
https://secure.avaaz.org/po/png_nautilus_loc/?tyXHgbb
O local escolhido para a mina fica bem perto de um dos maiores tesouros do mundo, um rico ecossistema na costa da Papua Nova Guiné que apresenta uma grande variedade de fauna e flora marinhas, desde recifes de coral até baleias cachalotes. É um sinal do desastre que está por vir, se esta nova indústria devastadora não for impedida.
A mineradora em questão nunca fez operações dessa amplitude e já apresenta problemas financeiros. O projeto é arriscado. Se mostrarmos que ele é ainda mais perigoso ao destacar as significativas incertezas econômicas, poderemos não só conseguir deter a mina quanto garantir que toda a indústria da mineração seja advertida contra o abuso de nossos oceanos!
Em todo o planeta, lutamos para manter um equilíbrio saudável entre os seres humanos e a natureza. Ele é necessário para um desenvolvimento sustentável e, segundo os cientistas, para a nossa própria sobrevivência, bem como a de inúmeras outras espécies. É uma luta entre a ganância e a sensatez. Vamos garantir que a alternativa certa vence:
https://secure.avaaz.org/po/png_nautilus_loc/?tyXHgbb
Os cientistas que estudam os ecossistemas contam como tudo é extremamente interdependente. Nós, seres humanos, dependemos bastante de criaturas como o plâncton e ouriços do mar, desde as menores até as maiores. Muitas vezes, os seres humanos podem ser considerados um vírus, predadores do próprio ecossistema do qual dependem. Mas a Avaaz é um movimento formado por pessoas que procuram ser protetoras da natureza, a fim de eventualmente viver em harmonia com ela.
A partir dessa perspectiva, esta campanha faz parte do nosso papel de guardiões do ecossistema, de nossa função de proteger e servir o planeta maravilhoso que é a nossa casa. Nós da equipe Avaaz somos muito gratos por desempenhar esse papel juntos com todos os membros deste movimento mágico.
Um abraço cheio de esperança,
Ricken, Nell, Christoph, Lisa, Luis, Risalat e toda a equipe da Avaaz
MAIS INFORMAÇÕES
Projeto de mineração submarina pode afundar antes de começar (O Globo)
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/projeto-de-mineracao-submarina-pode-afundar-antes-de-comecar-11669460
Fontes hidrotermais nos oceanos são mais importantes do que se pensava (O Globo)
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/fontes-hidrotermais-nos-oceanos-sao-mais-importantes-do-que-se-pensava-19409596
Mineração marinha: uma apropriação de terras invisível (National Geographic) (em inglês)
http://voices.nationalgeographic.com/2016/07/21/deep-sea-mining-an-invisible-land-grab/
Nautilus Minerals considera financiamento alternativo (Reuters) (em inglês)
http://www.reuters.com/article/idUSASC08VK8
O oceano pode ser a nova corrida do ouro (National Geographic) (em inglês)
http://news.nationalgeographic.com/2016/07/deep-sea-mining-five-facts/
Pequenas criaturas marinhas nos salvam do inferno na terra. Então por que as colocamos em risco? (Grist) (em inglês)
http://grist.org/science/tiny-sea-creatures-are-saving-us-from-hell-on-earth-so-why-are-we-endangering-them/
2 comentários:
Estou compartilhando a matéria.
Obrigado, professor, por nos passar essas informações.
Saiu na Folha de hoje e tomo a liberdade de publicar aqui.
Abraços, professor Márcio
Relatório da Samarco mostra um desastre anunciado - 04/09/2016 ...
www1.folha.uol.com.br/.../marceloleite/.../1809827-relatorio-da-s..
Postar um comentário