Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sujeira na Internet, eu deleto!

Hoje recebi e-mail de um professor, ex-colega dos tempos em que fui diretor de escola, pedindo-me o voto. Fiquei tocado com a mensagem, porque se trata de um professor lutador, de origem humilde, que dá um duro enorme para ganhar a vida dignamente, e teve a coragem de lançar-se candidato com chances quase nulas de ser eleito. Nosso sistema eleitoral existe para manter a democracia burguesa, isto é, o governo dos poderosos; raramente algum pobre-honesto consegue furar o bloqueio (ainda assim, viva a democracia!).

Mas não foi só isto que me tocou, foi também a sua abordagem política, enviando-me a sua proposta de trabalho. Enfatizo: proposta de trabalho e não promessas de campanha. Percebe a diferença? Meu querido colega tem idéias que são compartilhadas na área educacional e quer lutar para que elas sejam implementadas através de propostas exeqüíveis.

Enquanto isso, nos últimos meses da atual campanha eleitoral, recebi centenas de e-mails de uma rede podre de detratores da dignidade humana. Falam todo o mal dos adversários, inventam, aumentam, distorcem, caluniam; os adversários são execrados como uma espécie maligna e monstruosa, merecedores de um holocausto. Esses pequenos “hitlers”, “bushs” tupiniquins, assumem atitude de impávidos defensores da ética e da justiça na luta contra o império do mal. Uma coisa nojenta, que me deixou enfastiado até à alma.


Fico pensando: como pode alguém, com nível intelectual acima da média, gastar seu tempo e o tempo dos outros distribuindo impunemente mensagens difamatórias com o único fim de denegrir seus adversários políticos? Levar uma campanha eleitoral para o nível da baixaria não é solapar o processo democrático? Dá para escolher candidatos limpos enquanto se espalha sujeira?

Meu caro leitor, será que o mesmo se deu com você? Entre centenas de e-mails difamatórios e caluniosos de adversários políticos será que você teve a sorte de receber, como eu, pelo menos três mensagens eleitorais com propostas de candidatos? Algo que dignifica o processo eleitoral?

A Internet pode ser uma ferramenta fabulosa para o progresso humano, a democracia e o convívio social. Mas, para isto, precisamos estar vigilantes. Três pessoas, de partidos distintos, me enviaram propostas eleitorais e me pediram o voto. Se pudesse, daria o meu voto a cada uma delas, pela atenção e pela atitude de fazer da Internet um instrumento de cidadania e de consolidação da nossa jovem democracia.

Quanto aos outros, os difamadores, os maledicentes, comigo é assim:

SUJEIRA NA INTERNET, EU DELETO!


Nota: Autorizei a publicação deste texto em http://www.paracatu.net/

Marcadores: internet; sujeira na internet; eleições.

Nenhum comentário: